sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aconteceu!!!

Nesta última quinta feira, 30, aconteceu a 24ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Paraibuna, cuja apresentação pautou-se na palestra ministrada pelo representante da DERSA, Sr. Denis Gerage Amorim, que apresentou um pouco do projeto executivo e ambiental referente ao empreendimento da Nova Tamoios, onde o município de Paraibuna, é o mais afetado. 

Sr. Denis Gerage Amorim - Representante da DERSA.

Conselheiros, Convidados e Munícipes marcando presença no CMMA.

Sra. Eliete Nogueira, representante da Diretoria de Saúde e Bem -Estar Social, falando sobre os problemas relacionados às emergências que são encaminhadas aos hospitais de São José dos Campos e Caraguatatuba, mas que com a interdição da Tamoios, ficam impossibilitadas, podendo a qualquer momento desencadear em alguma fatalidade.

 Presidente interino,  Marcelo Pedro da Cruz, comentando alguns aspectos da reunião e encerrando a mesma.


Alguns outros questionamentos e sugestões foram levados ao Sr. Denis Gerage Amorim, que irá levá-los à DERSA, como por exemplo a viabilidade da execução de um workshop sobre afugentamento da fauna silvestre em Paraibuna. O mesmo já ocorreu no município de São José dos Campos. 

Em breve será lançada no blog em "ATAS E RESOLUÇÕES" a ATA da 24ª Reunião Ordinária do CMMA, que conterá informações mais detalhadas sobre a reunião. Fiquem ligados!   

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Se liga na dica!

Adubo orgânico produzido com casca de coco.





As cascas de coco que ficavam acumuladas em litorais ou viravam lixo, agora se tornam adubo orgânico.
O que antes era um problema ambiental tornou-se oportunidade de negócio para produtores. Durante o verão, o acúmulo de cascas nas praias chega a 40 mil toneladas, gerando grande quantidade de dejetos. Outro problema é que, depois de abertas, elas armazenam água e podem virar criadouro de larvas do mosquito da dengue. Uma solução é beneficiar esse material e transformá-lo em adubo. É simples, basta triturar a casca do coco, que comparado ao adubo feito a partir de esterco de boi é menos quente e não tem odor desagradável, misturar com terra e um pouco de esterco curtido e utilizar o insumo como adubo. Com medidas sustentáveis como essa, colaboramos com o meio ambiente e geramos novas oportunidades na economia. Além do adubo, outra ideia que está sendo colocada em prática por empresas de reciclagem é utilizar a casca de coco, para substutiur o xaxim (samanbaia açu) que originalmente é retirado de uma planta em perigo de extinção na mata atlântica.


Fiquem sempre ligados nas dicas, a natureza agradece!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Atenção Conselheiros, Convidados e Munícipes!!!

Quinta feira, dia 30, haverá a 24ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Paraibuna no auditório da Casa da Agricultura às 14hs, cuja pauta conterá uma apresentação com representantes da DERSA que ministrarão palestra sobre os projetos executivos e ambientais da nova tamoios. É de suma importância a presença de todos, uma vez que a reunião é aberta ao público e tem por objetivo discutir os projetos e assuntos que ocorrem em nosso município. Compareçam!  


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Se liga na dica!


15 dicas para um consumo mais sustentável!


Você já parou para pensar sobre os impactos ambientais que o seu padrão de consumo causa? As compras que fazemos – seja na feira, no supermercado ou no shopping center –, a maneira como produzimos nosso lixo, como usamos nossos eletrodomésticos, como consumimos água e energia ou até mesmo carne e produtos de madeira deixa marcas degradantes  no meio ambiente. Atualmente, consumimos 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor . Por isso, uma mudança de atitude é mais do que necessária e é bem mais simples do que você pode imaginar. Confira abaixo algumas dicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)  para poupar o meio ambiente com pequenas alterações em nossos hábitos.

1- Questione e avalie os seus hábitos de consumo antes de decidir pela compra de qualquer produto e procure consumir apenas o necessário .

2- Informe-se sobre a origem e o destino de tudo que você consome. Optar por produtos feitos com métodos sustentáveis ajuda a cadeia produtiva a ser mais responsável e minimiza os impactos no meio ambiente.

3- Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta e escolha aquele que consome menos energia.

4- Evite luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário. Os aparelho em stand-by continuam consumindo energia.

5- Cobre das empresas de eletroeletrônicos uma política de coleta, reciclagem e fabricação de produtos  com baixo consumo de energia.

6- Reduza o tempo do banho. Você poupa água  e ajuda a diminuir o consumo de energia. E não deixe de revisar suas torneiras! Uma torneira pingando a cada 5 segundos representa, em um dia, 20 litros de água desperdiçada.

7- Solicite produtos orgânicos com certificação de origem de qualidade de gestão ambiental aos supermercados e fornecedores de materiais de limpeza .

8- Substitua a lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas. Elas geram a mesma luminosidade, duram mais e poupam 80% de energia.

9- Ligue a máquina de lavar roupa  apenas com a carga cheia. Você poupa água, energia, sabão e tempo.

10- Utilize sacolas de pano ou caixas de papelão  em vez de recorrer às sacolinhas plásticas.

11- Ao comprar móveis, prefira madeira certificada. Assim você evita o desmatamento da Amazônia.

12- Sempre que possível, reutilize produtos e embalagens.Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar. E, mesmo que não seja feita a coleta seletiva em seu bairro, separe o lixo reutilizável do orgânico e encaminhe para a reciclagem. Reciclar é uma maneira de contribuir para a economia dos recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

13- Diminua o uso de produtos de higiene e limpeza. Assim você reduz o nível de poluentes presentes na água e no tratamento do esgoto.

14- Incentive a carona solidária e organize caronas  com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

15- Faça as contas: ir a pé, usar bicicleta, transporte coletivo ou táxi é mais barato e polui menos do que comprar um automóvel. Mas, se a compra de um carro for inevitável, consulte a Nota Verde do Proconve no site www.ibama.gov.br  e a etiqueta de eficiência energética para escolher o modelo menos poluente. E não esqueça de manter em dia a manutenção do seu veículo. Faça inspeção veicular, não retire o catalisador, devolva a bateria e os pneus usados ao revendedor na hora da troca. Os pontos de venda são obrigados a aceitar e reciclar esses produtos.

Colabore com o Meio Ambiente. O futuro do Planeta está em suas mãos!




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Novidade no blog: Se liga na dica!

À Partir de hoje, iniciaremos no blog um quadro chamado "Se liga na dica" cuja intenção é levar dicas simples de sustentabilidade a vocês leitores, com a finalidade de ampliar os conhecimentos com relação ao meio ambiente e medidas ambientalmente corretas que devemos tomar em nossas casas, na rua e até mesmo em nosso meio de trabalho. Então se liga na nossa primeira dica!

Você sabia que 1 litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água?


A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. Acredite, um litro de óleo de cozinha usado - o qual normalmente jogamos fora pelo ralo da pia - é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Um milhão de litros de água é o que uma pessoa usa durante 14 anos. 
A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia, acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano, além de matar os peixes, entre outros animais.
Para preservarmos a natureza e evitarmos todos esses danos ambientais, existem algumas dicas fáceis para uma destinação correta e útil para o óleo:

RECEITAS DE SABÃO COM ÓLEO USADO:

Sabão caseiro a quente
Ingredientes: 5 litros de óleo de cozinha usado; 2 litros de água fervendo; 200 mililitros de amaciante; 1kg de soda cáustica em escamas.

Preparo: Colocar cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde plástico, acrescentar com cuidado a água fervendo e mexer até diluir todas as escamas da soda, adicionar o óleo e mexer novamente. Colocar a mistura numa forma e esperar secar para cortar em barras.

Sabão caseiro a frio
Ingredientes: 5 litros de água fria; 4 litros de óleo usado; 1 detergente líquido; 1 pacote de soda; 1/2 caixa de sabão em pó.

Preparo: Colocar a água num balde de plástico e misturar o óleo. Acrescentar o detergente e a soda, mexendo com um cabo de vassoura por 40 minutos. Colocar o sabão em pó e mexer por mais de 5 minutos. Colocar em formas para secar ou em uma caixa forrada com plástico para depois cortar as barras.

Sabão líquido de álcool I
Ingredientes: 1/2kg de soda cáustica líquida; 2 litros de álcool (automotivo); 15 litros de água; 3 litros de óleo usado; 1 litro de detergente.

Preparo: Dissolver a soda em 1 litro de água (dos 15 litros), ferver o óleo e misturar na soda. Acrescentar o álcool, sempre mexendo. Esquentar o restante da água (14 litros) e acrescentar à mistura. Colocar o detergente, esperar esfriar para envasar.

Sabão líquido de álcool II
Ingredientes: 5 litros de óleo usado; 1kg de soda; 2 litros de água fervendo; 14 litros de álcool (automotivo); 20 litros de água.

Preparo: Dissolver a soda na água fervendo, misturar o óleo e o álcool e acrescentar os vinte litros de água. Engarrafar. 

Sabão Branqueador:
Ingredientes: 5 litros de óleo usado, 1 litro de soda líquida, 1 litro de desinfetante (pinho, eucalipto, etc), 1 litro de sabão de coco líquido, 1 copo de água sanitária.

Preparo: Misturar todos os ingredientes numa vasilha de plástico.

Sabão e Sabonete
Ingredientes: 2 litros de óleo usado, 1/2kg de soda cáustica (ou 1kg de cinzas), 2 litros de água. Para o sabonete, fazer um chá concentrado com uma erva perfumada.

Preparo: Misturar a água com soda; Acrescentar óleo e mexer até a aparência leitosa se tornar transparente. Colocar em formas ou numa caixa forrada com plástico até esfriar para cortar as barras.

DICAS IMPORTANTES: 
-Usar sempre uma vasilha de plástico para preparar as misturas.
-A soda deve ser manuseada com cuidado, pois pode queimar. Usar luvas e roupas apropriadas e não respirar o vapor que sobe das misturas.
-Utilizar soda de boa qualidade.
-O óleo usado deve ser filtrado da seguinte forma: aquecê-lo até 50ºC e coar num filtro de café.


OBS: CASO NÃO HAJA INTERESSE NA PRODUÇÃO DE SABÃO, TAMBÉM EXISTE OUTRA MANEIRA DE EVITAR QUE O ÓLEO USADO VÁ PARAR NOS RIACHOS, OCEANOS E MARES. A  SEÇÃO DE MEIO AMBIENTE DA CASA DA AGRICULTURA DE PARAIBUNA, MANTÊM UM PROJETO DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO NA CIDADE. RECOLHA SEU ÓLEO EM GARRAFAS PETS E LEVE ATÉ A CASA DA AGRICULTURA, FAÇA A SUA PARTE!








sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ACONTECEU!!! 23ª Reunião Ordinária do CMMA

Nesta última quinta feira, 03 de Agosto, ocorreu a 23ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Paraibuna, cuja pauta foi:
- Discussão sobre as condicionantes e compensações não cumpridas na Licença de Operação da Petrobrás;
- Assuntos Gerais;
- Apresentação dos projetos do Intituto H&H Fauser, ministrada pelo Sr. Carlos Alberto da Silva Filho;

Coordenadora Geral Sandra Claro e Presidente interino Marcelo Cruz tomando frente da reunião

Conselheiros e convidados marcando presença no CMMA

Carlos, representante do Instituto H&H Fauser, falando mais sobre os projetos Fauser.


Obs: Atenção, próxima reunião será dia 30 de agosto e terá em sua pauta representantes da DERSA que ministrarão palestras sobre os projetos executivos e ambientais da nova tamoios. Compareçam!