quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Novidade no blog: Se liga na dica!

À Partir de hoje, iniciaremos no blog um quadro chamado "Se liga na dica" cuja intenção é levar dicas simples de sustentabilidade a vocês leitores, com a finalidade de ampliar os conhecimentos com relação ao meio ambiente e medidas ambientalmente corretas que devemos tomar em nossas casas, na rua e até mesmo em nosso meio de trabalho. Então se liga na nossa primeira dica!

Você sabia que 1 litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água?


A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. Acredite, um litro de óleo de cozinha usado - o qual normalmente jogamos fora pelo ralo da pia - é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Um milhão de litros de água é o que uma pessoa usa durante 14 anos. 
A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia, acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano, além de matar os peixes, entre outros animais.
Para preservarmos a natureza e evitarmos todos esses danos ambientais, existem algumas dicas fáceis para uma destinação correta e útil para o óleo:

RECEITAS DE SABÃO COM ÓLEO USADO:

Sabão caseiro a quente
Ingredientes: 5 litros de óleo de cozinha usado; 2 litros de água fervendo; 200 mililitros de amaciante; 1kg de soda cáustica em escamas.

Preparo: Colocar cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde plástico, acrescentar com cuidado a água fervendo e mexer até diluir todas as escamas da soda, adicionar o óleo e mexer novamente. Colocar a mistura numa forma e esperar secar para cortar em barras.

Sabão caseiro a frio
Ingredientes: 5 litros de água fria; 4 litros de óleo usado; 1 detergente líquido; 1 pacote de soda; 1/2 caixa de sabão em pó.

Preparo: Colocar a água num balde de plástico e misturar o óleo. Acrescentar o detergente e a soda, mexendo com um cabo de vassoura por 40 minutos. Colocar o sabão em pó e mexer por mais de 5 minutos. Colocar em formas para secar ou em uma caixa forrada com plástico para depois cortar as barras.

Sabão líquido de álcool I
Ingredientes: 1/2kg de soda cáustica líquida; 2 litros de álcool (automotivo); 15 litros de água; 3 litros de óleo usado; 1 litro de detergente.

Preparo: Dissolver a soda em 1 litro de água (dos 15 litros), ferver o óleo e misturar na soda. Acrescentar o álcool, sempre mexendo. Esquentar o restante da água (14 litros) e acrescentar à mistura. Colocar o detergente, esperar esfriar para envasar.

Sabão líquido de álcool II
Ingredientes: 5 litros de óleo usado; 1kg de soda; 2 litros de água fervendo; 14 litros de álcool (automotivo); 20 litros de água.

Preparo: Dissolver a soda na água fervendo, misturar o óleo e o álcool e acrescentar os vinte litros de água. Engarrafar. 

Sabão Branqueador:
Ingredientes: 5 litros de óleo usado, 1 litro de soda líquida, 1 litro de desinfetante (pinho, eucalipto, etc), 1 litro de sabão de coco líquido, 1 copo de água sanitária.

Preparo: Misturar todos os ingredientes numa vasilha de plástico.

Sabão e Sabonete
Ingredientes: 2 litros de óleo usado, 1/2kg de soda cáustica (ou 1kg de cinzas), 2 litros de água. Para o sabonete, fazer um chá concentrado com uma erva perfumada.

Preparo: Misturar a água com soda; Acrescentar óleo e mexer até a aparência leitosa se tornar transparente. Colocar em formas ou numa caixa forrada com plástico até esfriar para cortar as barras.

DICAS IMPORTANTES: 
-Usar sempre uma vasilha de plástico para preparar as misturas.
-A soda deve ser manuseada com cuidado, pois pode queimar. Usar luvas e roupas apropriadas e não respirar o vapor que sobe das misturas.
-Utilizar soda de boa qualidade.
-O óleo usado deve ser filtrado da seguinte forma: aquecê-lo até 50ºC e coar num filtro de café.


OBS: CASO NÃO HAJA INTERESSE NA PRODUÇÃO DE SABÃO, TAMBÉM EXISTE OUTRA MANEIRA DE EVITAR QUE O ÓLEO USADO VÁ PARAR NOS RIACHOS, OCEANOS E MARES. A  SEÇÃO DE MEIO AMBIENTE DA CASA DA AGRICULTURA DE PARAIBUNA, MANTÊM UM PROJETO DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO NA CIDADE. RECOLHA SEU ÓLEO EM GARRAFAS PETS E LEVE ATÉ A CASA DA AGRICULTURA, FAÇA A SUA PARTE!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.